quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BAIXA DO MEIO RN


INTRODUÇÃO
O Distrito de Baixa do Meio tem uma longa história passada, 81 anos é tempo suficiente para formar uma história. É lamentável saber que um lugar com 81 anos ficou esquecido pela história. Não foi registrado quase nada a respeito da história de seu surgimento oficial ou até mesmo antes. Isso pode ter se dado, talvez por não haver recursos à época ou até mesmo, interesse das partes das pessoas que ali moravam ou também da administração pública. Entretanto, nesse sentido, não será poupado esforço para trazer as informações necessárias para deixar o leitor de "O Portal Baixa do Meio" ficar informado sobre o surgimento de nosso distrito.

HISTÓRIA
Antes de Guamaré conquistar a emancipação do município de Macau/RN na data de 07 de maio de 1962, Baixa do Meio já existia, visto que, os registros oficiais da  IFOCS (empresa federal de obras contra a seca), data de 26 de outubro de 1935 sua fundação. Embora, tenhamos esses registros, temos também relatos que nos garante que antes da IFOCS (empresa federal de obras contra a seca) chegar ao distrito em 1935,  já havia moradores nesta região. O Distrito já era conhecido pelos comerciantes ou comboios que ali passavam transportando Sal e peixes, posto que usavam a estrada que ligava Lages e Pedro Avelino as praias de Guamaré A IFOCS teve um papel muito importante na vida dos moradores de Baixa do Meio, por que através da iniciativa de trazer água para essa região, foi que atraiu um grande número de pessoas.
Distrito de Baixa do Meio era conhecido como Mato Grande, talvez por haver na época uma grande e vasta quantidade de arvores e animais nativos da região. 

ORIGEM DO NOME
O nome Baixa do Meio teve origem pela sua posição geográfica, visto que localizava-se entre o município de Baixa Verde, hoje João Câmara e a localidade de Baixa do Feijão, atualmente conhecido como Umarizeiro. Portanto, deu-se o nome de Baixa do Meio

ANTIGOS MORADORES
Segundo o registro histórico, os antigos moradores dessa região eram: Manoel Ribeiro, Sandoval Mendes, Antônio Epifânio, José de Paiva, Chico Regina, Antônio Constantino, Manoel Teixeira, Francisca Martins, Miguel Camilo.

DIFICULDADES
Havia na região, dificuldade de conseguir água, entretanto no ano de 1935, foi executado o plano de perfuração de poços pela IFOCS (empresa federal de obras contra a seca), ao longo da estrada que liga Macau a Baixa verde, atual cidade de João Câmara. Segundo relatos, o primeiro poço era localizado no lado de Pedro Avelino, hoje por trás do antigo Posto de Atendimento Médico de Baixa do Meio. Nesse mesmo projeto foi construida a fazenda Campo de Serra Verde, propriedade histórica do Governo Estadual.

TRANSPORTES
Os meios de transportes eram dois carros, um chamado de Mixto com três boleias e seis pneus que trafegava vindo da cidade Guamaré que ainda era pertencente a Macau e o outro uma rural, um dos donos era Luiz Martins.

FEIRAS PÚBLICAS
Antes que feira pública existisse em Baixa do Meio, era realizado na localidade "Os Corgos”, atualmente conhecido como Assentamento Belo Horizonte, geograficamente localizado no município de Pedro Avelino, tempo depois passou a ser embaixo dos pés de fícus.
O mercado público era construído de palha. A feira era levada de Guamaré pelo senhor Severino Bernardino. A primeira feira oficial foi realizada em 04 de Outubro de 1964, nesta década foi construído o Mercado Público de Baixa do Meio. Atualmente a feira pública do distrito é conhecida como uma das maiores, e mais atrativa da região, recebendo feirantes de diversos municípios.

FONTE ECONÔMICA
Os moradores de Baixa do Meio vivem basicamente da agricultura e criação de animais. Outros são comerciantes varejistas e atacadistas. Também os que trabalham na RPCC (Refinaria Clara Camarão), e em empresas acopladas a Guamaré, parte são funcionários público municipal. E os demais são trabalhadores autônomo.

DESTAQUES
Baixa do Meio destaca-se por ser um local acolhedor e palco de belezas naturais e de uma culinária invejável.

CURIOSIDADES
- Arvores datada de quase 100 anos.
- Parte dos moradores antigos ainda residem no distrito, são ele: Maria Segunda, Luiz de Pompilha, Luiza Mendonça, Seu Pasguau, Luiz Bernardinho Lopes.

GASTRONOMIA
A gastronomia de Baixa do Meio é basicamente a base de produtos do campo, e são servidas em bares e restaurantes do distrito, mas o que predominam são as feijoadas e buchada de porco, e de carneiro.
Um bom aperitivo é o caldo de costela, o mesmo levanta o alto estima depois de uma noite de festa.
O doce da região é sem igual, são: doce de mamão e coco, doce de leite, e a cocada.

POPULAÇÃO
Segundo pesquisas, Baixa do Meio tem uma população de aproximadamente 6.000,00 habitantes, superando assim em termos de população a cidade sede.

ESPORTE E LAZER
Baixa do Meio chama-nos atenção à área do esporte, é uma área muito praticada pelos esportistas local, são diversas modalidades, corridas de pedestres, futebol, vôlei, caratê, capoeira, danças, skate, dentre outros.

RELIGIÃO
Baixa do Meio concentra uma grande quantidade de igrejas evangélicas protestantes, católica romanos e casas espíritas candomblé.
Baixa do Meio também é um dos lugares da região que mais faz festas e eventos. Palco de vários campos de vaquejadas e casas e terreiros de shows.

Já na área do lazer, balneários e fazendas locais, para os que são apaixonados por cavalos é uma boa oportunidade visitar essas fazendas e fazer uma boa trilha com amigos e familiares.

7 comentários:

  1. Gostaria de informação a respeito do sr Francisco de Assis e sra Maria José, ambos são irmãos.
    Sou primo dos mesmos.
    Eles residem em baixa do meio há 57 anos.

    ResponderExcluir
  2. Tem hospedarias em baixa do meio?
    Gostaria de conhecer, fica a quantas horas do aeroporto até lá?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber qual foi a primeira escola construida em baixa do meio

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de conhecer essa cidade maravilhosa como Baixa do Meio vou conhecer sim

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *